Comunicação móvel como ferramenta de organização | Blogs Pini
24/Agosto/2016

Comunicação móvel como ferramenta de organização

Aldo Dórea Mattos

Você já parou para observar como funciona uma obra do ponto de vista da comunicação? Recentemente, tive contato com um material muito interessante sobre a importância da comunicação para o sucesso em projetos de construção e decidi destacar alguns pontos aqui, para reflexão. Antes, porém, de eu fazer minhas considerações, faça este teste rápido (leva alguns segundos apenas) para saber a quantas anda a comunicação em SUA empresa. Por favor, informe nos comentários deste post qual foi seu escore.

Comunicação na construção
Quando se fala em comunicação, a maior parte das obras funciona à base de improvisação e intuição - digo isso por experiência própria -, mesmo se levarmos em conta que a maior parte de nosso tempo é dedicado à comunicação.

Um estudo da consultoria americana Box revelou que no setor da construção civil, por suas características de dispersão, alta quantidade de insumos e simultaneidade de atividades, os profissionais precisam se relacionar e compartilhar informações mais do que em outros setores.

Além disso, no setor da construção as pessoas precisam se relacionar com parceiros externos duas vezes mais do que na média dos demais setores (faça uma comparação mental entre uma empresa de desenvolvimento de software e um canteiro de obras, e tire suas conclusões). Isto porque temos que lidar com uma complexa cadeia de suprimento, que não pode de jeito nenhum funcionar como aquela brincadeira infantil do telefone sem fio.

A figura abaixo, muito expressiva, compara a comunicação na construção com a comunicação em outros dois setores. O gráfico mostra como operam os canais de comunicação: os núcleos vermelhos são setores internos da empresa e os azuis, parceiros externos como projetistas, subcontratados, fornecedores, fabricantes, órgãos de licenciamento e até vizinhos da obra.

Outro ponto que chama a atenção é que, apesar da maior parte as atividades e custos acontecerem no canteiro de obra, o centro de decisão nem sempre está no próprio canteiro. Tanto mais centralizada a companhia, mais isso se verifica e aí mais relevante passa a ser a forma de as pessoas se comunicarem.

Relevância da comunicação
Uma pesquisa chamada PM Survey, conduzida pelo Project Management Institute (PMI), mapeou problemas gerenciais em vários setores e chegou às seguintes conclusões:



Comunicação Móvel
Sem conhecer sua empresa ou sua obra, eu poderia apostar que há ordens que vêm do escritório central por telefone, são repassadas por e-mail para uns, por WhatsApp para outros e pessoalmente para outros. Tem gente mandando relatórios para umas pessoas que não precisam receber, tem gente anotando coisas importantes na agenda ou num caderno, e tem o corre-corre para recolher documentos e informações do computador de alguém que está saindo da empresa. Acertei? Isso sem falar que um encarregado está com um problema e é necessário mandar uma foto para o projetista, mas caiu na caixa de spam.

É para arrumar a casa que entra em cena a moderna metodologia chamada Comunicação Móvel em Projetos, que tem por objetivo otimizar o fluxo de mensagens, o controle de acesso, a rastreabilidade, o controle de revisões de documentos e a facilidade de armazenamento da informação com a utilização de smartphones.

Não se trata de implementar tecnologias e produtos novos e de difícil uso. O que a Comunicação Móvel propõe é tirar proveito de um aparelho de uso universal para aumentar a eficiência dos canteiros.

Indico abaixo um vídeo e algumas telas retiradas de um aplicativo móvel que implementa o conceito de Comunicação Móvel. Estou fazendo uma reforma em casa e me dei conta de que isso teria me poupado muito trabalho e me poupado muitos fios de cabelo... Imagine quanta diferença ao gerenciar obras maiores, que chegam a envolver centenas de profissionais que precisam se comunicar intensamente! Não é feitiçaria, é tecnologia.

Vídeo demonstrativo do aplicativo em ação:

O aplicativo de comunicação em projetos de construção civil organiza as notas por projeto, prioridade, tipo de assunto tratado, prazo. E é bem visual: pode incluir fotos, vídeos, marcações nas imagens...

Com esta ferramenta, é possível indicar o local da planta a que um determinado problema ou mensagem se referem:

Para os que trabalham mais no escritório do que nas obras, há uma versão para computador:

Buscar:
Arquivos: