AA trás à Belas Artes a arquitetura de amanhã | Blogs Pini
21/Julho/2016

AA trás à Belas Artes a arquitetura de amanhã

Affonso Orciuoli | Victor Sardenberg

Recentemente tivemos um importante workshop da Architectural Association na Faculdade Belas Artes. Convidamos o prof. Denivaldo Pereira para escrever um Post e fazer um rápido balanço dos resultados. Se concebeu e construiu um pavilhão, que foi usinado pelo braço robótico. Não há dúvidas que este tipo de evento promove a introdução de novas tecnologias de desenvolvimento de projetos e de fabricação:

Entre 4 e 13 de Julho, o Laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem Rápida da Belas Artes de São Paulo, cedeu seu espaço para receber o Architectural Association Visiting School deste ano, dirigido por Franklin Lee e Anne Save de Beaurecueil. A experiência contou com os profissionais do CO|DE, do ZahaHadid Architects, que puderam trazer aos alunos e professores envolvidos questões relacionadas a utilização de fabricação digital como elemento integrante do processo de projeto do arquiteto e designer.

O elemento especial deste workshop foi a utilização de dois braços robóticos (cedidos pela Yaskawa), que sem dúvida alguma puderam apresentar novos paradigmas tanto para as pessoas já relacionadas ao tema, como para quem não tinha familiaridade alguma com este campo: um show de transmissão de conhecimento!

Dentro de todos os aspectos importantíssimos desta oficina, devemos ressaltar as grandes palestras apresentadas pelos profissionais convidados, que apresentaram de maneira adequada e abrangente elementos teóricos de grande relevância, mas, principalmente, todos que participaram puderam observar que o futuro da fabricação digital no Brasil está a nosso alcance: o grande desafio é a capacitação de nossos arquitetos para a utilização de softwares avançados.

Máquinas nós temos. Falta aprender a utilizá-las (via softwares) de novas maneiras.

Assista ao vídeo:
https://www.facebook.com/belasartes/videos/1210804272285062/

Prof. Denivaldo Pereira

Buscar:
Arquivos: