Superfícies helicoidais em pavilhão da UFRJ | Blogs Pini
14/Setembro/2015

Superfícies helicoidais em pavilhão da UFRJ

Affonso Orciuoli | Victor Sardenberg

À convite do blog “Arquiteturas Avançadas”, a equipe da UFRJ apresenta seu último pavilhão construído em escala real com o uso de ferramentas digitais avançadas. Assim, a escola tem se despontado no cenário brasileiro na aplicação e pesquisa da arquitetura contemporânea. 

O pavilhão é o resultado de uma atividade da pesquisa "A Educação do Olhar: apreensão dos atributos geométricos da forma dos lugares", coordenada pela professora Maria Angela Dias do Programa de Pós- Graduação em Arquitetura (Proarq/ FAU-UFRJ). 

O workshop contou com a parceria com a Universidade de Sevilha, representada pelo professor Andrés Martín Pastor, e foi realizado no Laboratório de Modelos 3d e Fabricação digital (Lamo3d/ FAU-UFRJ), coordenado por Andrés Passaro. O evento foi contemplado com um edital da Capes e contou com o apoio do Proarq, PR3 e da UFRJ. O objetivo da oficina foi estabelecer um espaço de reflexão teórica e experimentação projetual, apresentando estratégias para abordar o processo de desenho paramétrico, corte e produção digital de elementos arquitetônicos de pouco peso, apropriados para o uso em arquitetura efêmera, especificamente no desenvolvimento de pavilhões de madeira. 

O workshop teve duração de duas semanas: a primeira observou os aspectos do projeto de um helicoide desenvolvível (geometria descritiva, pensamento gráfico e ferramentas digitais) com a introdução ao Rhinoceros e Grasshopper. A segunda semana foi dedicada à montagem de protótipos reduzidos que culminou com a montagem do Pavilhão em escala 1/1 no pilotis da FAU-UFRJ. 

Participaram da Oficina dez alunos de pós-graduação, 30 alunos de graduação e dez monitores do Lamo3D, que contou também com a colaboração de dez professores da FAU e de unidades externas, dando acompanhamento às aulas e na prototipagem digital. 

O modelo em escala real foi cortado na empresa Foco Design em dois dias. Foram utilizadas 39 chapas de compensado naval de 6 mm de espessura e uma chapa de compensado de 30 mm para a fixação no piso. O piso era constituído de um tablado montado com 21 chapas de compensado de 12 mm de espessura, assentados sobre 35 pallets br. Foram utilizados 1100 porcas arruelas e parafusos, 150 fitas lacre de plástico e 80 parafusos ponta agulha auto atarraxantes. 

Vídeo: 

 

Autores do Projeto

Andrés Martín-Pastor

Juan Expósito-Bejarano 

Coordenação

Maria Ângela Dias 

Fabricação

Lamo3D

Andrés Passaro

Gonçalo Castro Henriques

Clarice Rohde

Carina Carmo

Gabriel Gaspar

Helena Burock

Laura Basile

Nicolle Prado

Rudá Mafra

Thiers Freire

David Mendonça

Elisa Vianna 

Parceria Fabricação digital

Foco Design 

Desenvolvimento do protótipo inicial

Juan Expósito Bejarano

Fablab Sevilla

José Pérez-de-Lama

Juan C. Pérez-Juidías 

Pessoal de apoio

Cristianne Albuquerque

Adalberto Pereira 

Montagem do pavilhão

Lamo 3D

Professores: Danusa Gani, Flávia Faria, Gustavo Pimenta, Lais Bronstein, Margareth Chokyu, Pedro Valcarce, Raphael Marconi, Rodrigo Cury 

Alunos: Alain Flandes, Erick Bromerschenckel, Jessica Sumita, João Carmona, Jorge Lucas, Marina Paes, Pamela Coupey; Bruna Fogaça, Clara Amim, Gabriela Bonifácio, Kaori Laburu, Rafaela Senceite, Thamires Costa, Thayane Soares; Juliana Pereira, Leonardo Barros, Luíni Jimenez, Julie Botelho, Rafael Gomes, RaizzaTalon, Tiago Coutinho; Cristina Buery, Ericka Bravo, Gabriela Andrade, Isabela Antunes, Julia Valente, Letícia Queiroz, Márcio Nisenbaum, Suelen Batista; Alice Calhau, Carla Vieira, Débora Andrade, Denise Provenzano, Erika Cavalcante, Janice Gomes, Luana Jeili, Mayara Mendonça, Sarka Konasova  

Fotografia e vídeo

Raphael Marconi

Nicolas Araújo

Helena Burock

Julia Baiana 

Financiamento

Capes

UFRJ-FAU

Proarq

Lamo 3D 

Colaborações e agradecimentos

Grupo de Pesquisa: Ingeniería Gráfica y Cartográfica, TEP 156, Dto. Ingeniería Gráfica Universidad de Sevilla; ETSIE. Escuela Técnica Superior de Ingeniería de Edificación 

Verônica Natividade e Luciano Alvarez, PUC Rio

Jonathas da Silva, PUC Campinas 

Mauro Chiarella. FADU. Universidad del Litoral. Argentina

Rodrigo García Alvarado. Universidad del Bio-Bio, Chile; Jorge Galindo, Edgar Meneses, Esneda Arrieta, Fabio López. UNAL. Colombia

Luis Javier Echeverry, Rodrigo Vargas. Universidad del Valle. Colômbia 

Agradecimento especial

Gabriela Celani, Unicamp/Lapac

  

 

 

 

 

 

 

 

 

Buscar:

Últimos posts

Arquivos: